INFORMAÇÕES GERAIS E DEFINIÇÕES
A ÁGATA VIAGENS reconhece a importância da privacidade de dados pessoais e, em
atendimento à Lei nº 13.709 de agosto de 2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais
– LGPD, deseja que você se familiarize como é realizado a coleta, o armazenamento e o
tratamento dos seus dados. Quando você contrata os serviços da ÁGATA, você nos fornece
os seus dados pessoais para que possamos viabilizar a contratação dos produtos e serviços
solicitados por você e também para lhe entregar a melhor experiência possível.
Esta Política de Privacidade descreve as práticas adotadas quanto aos dados operados e
controlados pela ÁGATA, como e para quais propósitos usamos esses dados pessoais, com
quem os compartilhamos, as opções e direitos disponíveis a você em relação ao uso de seus
dados pessoais e como entrar em contato conosco para esclarecimento de dúvidas.
DADOS PESSOAIS COLETADOS
A ÁGATA VIAGENS emprega seus melhores esforços para proteger e respeitar os dados
pessoais de seus usuários e garante que o tratamento desses dados em nossos processos
respeitara os princípios e bases legais, sendo utilizados para que a empresa possa exercer
as suas atividades comerciais e proporcionar a melhor experiência de compra ao cliente /
titular de dados. Quando você solicita, contrata ou usa nossos serviços estará nos
fornecendo consensualmente os dados relacionados a você, assim desde o início de seu
contato a ÁGATA estará coletando seus dados pessoais. Contudo, a coleta de seus dados
pode variar conforme o serviço ou produto solicitado/utilizado, assim como pela maneira de
interação junto à ÁGATA.
A coleta dos dados pessoais informada pelo titular pode ocorrer das seguintes formas: via
WhatsApp business, preenchimento de formulários em nosso site; contato conosco por
telefone ou pessoalmente; envio de e-mail ou mensagem em mídias sociais como Instagram
ou Facebook. As informações que podem ser coletadas, quando necessários, serão as
seguintes:
-
Informações cadastrais: Para realizar a contratação de serviços, os Clientes
(empresas ou pessoas físicas) deverão compartilhar conosco alguns dados
cadastrais, tais como nome completo, número de um documento de identificação ou
número do passaporte em caso de viagem internacional, telefone de contato,
endereço de e-mail, data de nascimento, sexo, endereço (em caso de pessoa física),
entre outros dados de identificação que se façam necessários.
-
Informações complementares: Para dar andamento à contratação de alguns
serviços, dados complementares poderão ser solicitados para análise de crédito e
posterior finalização da contratação.
-
Processamento de Pagamentos e Informações Bancárias: Nós poderemos atuar
em conjunto com empresas terceirizadas de gerenciamento de pagamentos online,
financiamentos, entre outros para processar compras e aquisição de produtos e
serviços. É importante que o Cliente tenha ciência de que tais empresas podem
coletar e armazenar suas informações e dados, inclusive dados bancários e dados de
cartão de crédito.
-
Informações de preferência: Também podemos receber informações sobre as
preferências pessoais dos viajantes (usuários), incluindo pedidos de refeições,
seleção de assentos, informações sobre programa de passageiro frequente / hotel /
aluguel de carros e opções de classe de companhias aéreas, bagagens, entre outros.
Assim, o que estiver previsto neste item será considerado como “Informações
Pessoais”.
-
Atendimento ao cliente: Caso o Cliente (usuário do serviço) precise entrar em
contato com o departamento de Atendimento ao Cliente, através de chamadas
telefônicas, chat, whatsapp e/ou e-mail, declara ciente de que a ÁGATA poderá
coletar as informações pessoais necessárias para preencher seu pedido e contatá-lo
utilizando as informações de contato que houver fornecido.
-
Atendimento ao cliente: Caso o Cliente (usuário do serviço) precise entrar em
contato com o departamento de Atendimento ao Cliente, através de chamadas
telefônicas, chat, whatsapp e/ou e-mail, declara ciente de que a ÁGATA poderá
coletar as informações pessoais necessárias para preencher seu pedido e contatá-lo
utilizando as informações de contato que houver fornecido.
2. Como são exercidos os seus direitos, como titular de dados pessoais?
Em conformidade ao artigo 18 da LGPD, o titular terá determinados direitos em relação aos
seus dados pessoais. Tais direitos incluem, mas não se limitam a:
-
Confirmação da existência de tratamento de dados pessoais: Mediante
requisição, a ÁGATA concederá ao Cliente a confirmação da existência de tratamento
de dados pessoais, nos termos da legislação aplicável;
-
Confirmação da existência de tratamento de dados pessoais: O Cliente poderá requisitar acesso aos seus dados
pessoais coletados e que estejam armazenados por nós. Quando o tratamento for
justificado no consentimento do Cliente ou na execução de contrato, o Cliente poderá
solicitar ainda uma cópia eletrônica integral de seus dados pessoais em formato que
permita a sua utilização subsequente;
-
Correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados: Nós temos o
interesse em manter os dados pessoais precisos e atualizados. O Cliente também
tem a responsabilidade de garantir que as alterações nas circunstâncias pessoais
sejam notificadas à ÁGATA, garantindo, assim, a qualidade dos dados pessoais.
-
Informações sobre uso compartilhado de dados: As informações sobre o
compartilhamento de dados pessoais encontram-se no item 4 nesta Política de
Privacidade.
-
Eliminação dos dados pessoais: O Cliente poderá solicitar a eliminação de dados
pessoais que tenham sido coletados por nós a partir do seu consentimento, a qualquer
momento, mediante manifestação gratuita e facilitada. A eliminação dos dados
pessoais somente poderá ser completa para dados pessoais que não sejam
necessários para que a ÁGATA possa cumprir com obrigações legais, contratuais,
para proteção de seu legítimo interesse e nas demais hipóteses admitidas legalmente;
-
Revogação do consentimento: O Cliente poderá revogar o consentimento que
tenha dado, se houver, para tratamento dos seus dados pessoais para certas
finalidades, a qualquer momento, mediante manifestação gratuita e facilitada.
Importante informar que os tratamentos realizados anteriormente à revogação do
consentimento são ratificados e que o pedido de revogação não implicará a
eliminação dos dados pessoais anteriormente tratados e que sejam mantidos pela
ÁGATA com base em outros fundamentos legais;
-
Portabilidade de dados: O Cliente tem o direito de solicitar que seus dados pessoais
sejam transferidos para outro prestador de serviço, o que deverá ser feito em um
formato estruturado, comumente usado e legível por máquina, conforme tecnicamente
viável;
-
Eliminação, oposição, anonimização ou bloqueio dos dados pessoais:Nos
casos em que o Cliente não concorde com o tratamento e entenda que a ÁGATA
possa estar tratando alguns dados que não são necessários ou que de outra forma
não atendam aos requisitos da legislação aplicável, o Cliente terá o direito de se opor
ao tratamento ou solicitar a anonimização, eliminação ou bloqueio dos seus dados
pessoais, a menos que a ÁGATA possa demonstrar motivos legítimos para o
tratamento;
-
Reclamação à Autoridade:O Cliente tem o direito de apresentar uma reclamação à
Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD ou à outro órgão competente se
considerar que o tratamento de seus dados pessoais infringe qualquer disposição da
lei aplicável.
4. Compartilhamos seus dados?
Quando necessário, a ÁGATA poderá compartilhar os seus dados pessoais com terceiros
e/ou parceiros de negócios nacionais e internacionais relacionados a viagens, turismo,
eventos, cias aéreas, hotéis, locadoras, operadoras, meios de pagamentos, bancos, cartões
de crédito e afins, promotoras, seguradoras e empresas processadoras de dados. O Referido
compartilhamento ocorre com base nos seguintes critérios e para as finalidades descritas
abaixo:
- a) Empresa XXX de crédito para fins de análise de crédito no momento da contratação;
- b) Prestadores de serviço para fins de fornecimento de software e outros sistemas de
tecnologia da informação que auxiliam na prestação dos serviços e gestão das
viagens corporativas das Empresas;
- c) Fornecedores necessários para a prestação dos serviços, tais como hotéis,
companhias aéreas e locadoras, a depender do serviço contratado. Há um
compartilhamento intenso de dados com tais fornecedores que é essencial para
viabilizar a prestação de serviços para o Cliente. Dados sensíveis podem ser
compartilhados com tais fornecedores no caso de solicitação de reembolso ou revisão
de multa e que esse compartilhamento é necessário para tal reembolso e revisão da
multa;
- d) Fornecedores de serviços de valor agregado que o Cliente poderá adquirir (por
exemplo, seguro-viagem).
- e) Cadastrar o currículo para oportunizar a participação em processos seletivos.
A ÁGATA não tem controle sobre as práticas de proteção de dados que esses fornecedores
necessários para a prestação dos serviços e de valor agregado possuem. Assim, é
recomendável que o titular verifique as respectivas políticas de privacidade para entender
como tais fornecedores tratarão os seus dados pessoais.
5. Retenção de dados pessoais?
A ÁGATA poderá exercer a retenção de seus dados pessoais com base em seu
consentimento, pelo período em que você permitir a manutenção da comunicação, como nos
casos de trocas de WhatsApp business, e-mail, podendo a qualquer tempo ser exercido o
seu direito de opt-out, revogando-se o consentimento.
Também serão tratados os dados necessários para execução de contrato relativos a venda
dos serviços de viagens e turismo, durante a viagem e pelo período de vigência desses
contratos sendo os dados armazenados pelo prazo legal necessário pela legislação vigente.
Em geral, os dados pessoais serão tratados pela ÁGATA nos termos da legislação aplicável,
sendo retidos, nas hipóteses legais, apenas pelo período necessário para prestação de
contas e cumprimento de obrigações legais ou regulatórias, conforme dispositivos vigentes
das áreas legais, tributárias, fiscais ou de saúde, como nos casos de emissão de notas fiscais
e atendimento aos direitos do titular.
A ÁGATA poderá reter, pelo período exigido pela legislação aplicável, os dados pessoais
que for legalmente permitido ou obrigatório manter, tais como aqueles para cumprimento das
obrigações jurídicas, fiscais, de auditoria e contabilidade, ou ainda aqueles que forem
necessários para defesa judicial ou extrajudicial, para os legítimos interesses comerciais,
bem como para a prevenção contra fraudes, ou para manter a segurança dos titulares.
6. Proteção de dados pessoais?
A ÁGATA trata as informações e os dados pessoais dos Usuários com alto nível de proteção,
confidencialidade e cuidado, utilizando medidas técnicas e organizacionais apropriadas para
proteger os dados pessoais contra o tratamento desautorizado ou ilegal, contra perda
acidental, destruição ou danos, atuando de maneira responsável e ética, respeitando os
termos das leis e das regulamentações aplicáveis a privacidade de dados.
7. Transferência Internacional de Dados Pessoais?
Pela natureza da prestação de serviços de agenciamento de viagens e turismo em muitos
casos a ÁGATA necessita, a fim de operacionalizar as contratações e executar os contratos,
enviar seus dados pessoais para fora do Brasil. Nestas hipóteses, a ÁGATA garantirá o
cumprimento de todas as medidas de segurança necessárias mediante a celebração de
acordos com cláusulas contratuais específicas para esta finalidade, caso o país de destino
da transferência dos dados não tenha uma legislação equivalente aos padrões na nossa
LGPD.
8. Cookies?
Um cookie nada mais é que um pequeno arquivo de texto que contém uma etiqueta de
identificação exclusiva, colocada no seu computador por um site. Neste arquivo, várias
informações podem ser armazenadas, desde as páginas visitadas até os dados fornecidos
voluntariamente ao site. Para maiores detalhes sobre os cookies utilizados pela ÁGATA,
consulte a Política de Cookies disponível em: https://www.agataviagens.com.br/
9. Considerações Finais?
Esta Política de Privacidade pode ser alterada a qualquer momento e com efeito imediato.
Sendo assim, solicitamos que a revise com frequência para esclarecimentos e informações
atualizadas.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma importante conquista para titulares de
dados pessoais no Brasil. Você é o dono dos dados a nós confiado e tem, respeitadas as
disposições previstas na Lei 13.709/2018. A ÁGATA respeita e segue todos os princípios da
LGPD. Facilita seu acesso a informações sobre o tratamento de seus dados e exercício dos
seus direitos, incluindo o direito de solicitar a correção de dados eventualmente incompletos,
inexatos ou desatualizados, direito a solicitar anonimização, bloqueio ou eliminação de
dados que forem considerados desnecessários ou excessivos, dentre outros direitos.
10. Informações para contato?
Em casa de dúvidas ou comentários sobre seu conteúdo, sobre o uso de cookies, se quiser
atualizar seus dados ou exercer quaisquer de seus direitos ou para comunicar um possível
incidente de segurança em relação aos dados ou alguma vulnerabilidade, por favor envie um
e-mail para: contato@agataviagens.com.br
Atualizado em 25 de Abril de 2022.